Conforme prometido estou aqui para continuar falando um pouco sobre a temática abordada no 1° post da série "Mudando de Opinião".
Como já havia dito, sei que é o tema abordado me trará alguns desafetos, porém quero ressaltar que você pode discordar de mim, pode achar que sou legalista, pode até atirar pedras, só não pode me julgar sem usar corretamente o único instrumento que Deus nos deixou para entende-lO: A Bíblia.
Vamos lá!
Deus tem um plano para a vida de cada um de nós, Ele nos ama e por isso enviou Seu Filho para nos salvar.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. (II Pedro 3.9)
Deus quer salvar a todos, e isso independe de que dia guardemos, de quão bonitos, bondosos, adoráveis, amorosos, obedientes ou caridosos sejamos, também independe de quão feios, maus, odiosos, desobedientes ou hediondos sejamos. Ele deseja nos salvar simplesmente porque nos ama!!!
Não seremos salvos porque fazemos isso ou aquilo, e sim por termos entendido e aceitado o sacrifício de Cristo na cruz. E quando aceitamos tão grande sacrifício não há como não sermos nitidamente gratos por isso.
Ele nos ama tanto que pensou em nos dar repouso quando ainda não havia cansaço, ou você consegue imaginar Adão e Eva cansados no Jardim do Éden antes do pecado?
Só para contextualizar:
Vemos que no Éden, os dias seguiam na ordem tarde e manhã (parte escura e parte clara), e não manhã e tarde (parte clara e parte escura) como é hoje. Desta forma, o que é para nós hoje sexta a noite, naquela época era sábado a noite, e o que é para nós hoje sábado a noite, naquela época era domingo a noite e assim sucessivamente, não é tão complicado quanto parece, basta condicionar a mente a nova informação e o entendimento fica claro.
"[...] E foi tarde e manhã, o dia primeiro. [...] E foi tarde e manhã, o dia segundo. [...] E foi tarde e manhã, o dia terceiro. [...] E foi tarde e manhã, o dia quarto. [...] E foi tarde e manhã, o dia quinto. [...] E foi tarde e manhã, o dia sexto." Genisis 1. 5, 8, 13, 19, 23, 31
O relato a seguir da primeira sexta-feira no Éden, tendo por base a explicação acima segue o seguinte raciocínio, a sexta-feira começa no pôr-do-sol, segue-se a noite, amanhece, entardece, começa a escurecer, o sol se põe novamente e então inicia-se o sábado.
Então imagine que naquela tarde de sexta-feira Deus criou Adão e disse:
Vem cá Adão, este lugar aqui, onde tem tudo o que você precisa será sua morada. Quero que você cuide da terra e guarde bem este lugar, quero também que aproveite e vá nomeando tudo o que você encontrar pelo caminho...
Talvez Adão, empolgado com tudo o que Deus tinha lhe pedido, tenha passado a noite acordado nomeando as coisas, (sabemos que ele não se cansava, pois quando o homem pecou como consequência disso ganhou o cansaço pelo trabalho efetuado - Gen. 3.19).
Lá estava Adão empogaldo nomeando neste momento os animais:
- Ali, aquele casal, aquele será leão e leoa, e aquele outro elefante e elefoa, deixe-me ver este... cachorro e cadela, ah, esse aqui será gato e gata, e por aí vai... Em dado momento Adão para e observa: - Sou varão, mas para mim não há varoa.
Então Deus olha para Adão e diz: - É, não é bom que ele esteja só!
Neste momento Deus faz Adão dormir e naquela mesma noite enquanto ele dorme Deus realiza a cirurgia mais bem sucedida do mundo e cria Eva, e junto com o primeiro raio de sol daquela manhã de sexta-feira Deus toma Eva pela mão e diz:
- Aqui está varão, sua varoa.
Naquele momento em que o sol refletia nos cabelos de Eva, e que seus olhos brilhavam como as estrelas da noite o mundo se tornou mais que perfeito para Adão, um mundo sem cansaço, sem morte, sem medo, onde ele podia falar com Deus face-a-face e agora em tão bela companhia, nada poderia ser melhor. Eva começa a auxiliar Adão nas tarefas delegadas por Deus quando no finalzinho daquela sexta-feira Deus chama o casal e diz:
- Aqui está varão, sua varoa.
Naquele momento em que o sol refletia nos cabelos de Eva, e que seus olhos brilhavam como as estrelas da noite o mundo se tornou mais que perfeito para Adão, um mundo sem cansaço, sem morte, sem medo, onde ele podia falar com Deus face-a-face e agora em tão bela companhia, nada poderia ser melhor. Eva começa a auxiliar Adão nas tarefas delegadas por Deus quando no finalzinho daquela sexta-feira Deus chama o casal e diz:
- Sei que vocês não se cansam, mas preciso que Adão pare um pouco de se preocupar em lavrar e proteger a terra e em nomear tudo, ainda há muita coisa para fazer, preciso também que Eva cesse seu trabalho de auxiliar, pois neste momento surge para vocês uma nova tarde, e nesta tarde que se inicia, nas próximas 24 horas até que o sol se ponha novamente, quero que apenas descansem, Eu também não criarei nada neste dia, quero que vocês santifiquem este sétimo dia, com ele vou coroar a semana de vocês, Eu os criei uma família, e este é nosso primeiro culto juntos, quero que façam isso sempre, lavrem, protejam, nomeiem, mas a cada sétimo dia, descansem e lembrem-se que em seis dias Eu fiz os céus e terra, o mar e tudo o que neles há, mas no sétimo dia não, no sétimo dia descansei, descansei da criação e me juntei a vocês para observarmos tudo o que foi feito.
Sabem, era isso que Deus queria e ainda quer, um tempo para estarmos com Ele e nos lembrar-mos do que Ele fez por nós, um tempo em que realamente esqueçamos tudo o que nos cerca e que nos dediquemos somente a nos lembrar do Seu amor e agradecer a Ele por isso.
Não sabemos quanto tempo Adão e Eva viveram a felicidade de ver Deus face-a-face no Jardim, não sabemos quanto tempo levou para Eva comer aquele fruto e dá-lo a Adão, mas sabemos que em algum momento do início da história da humanindade isso aconteceu, e desde então nos cansamos, e então o sábado ganhou sentido de duplo descanso. Descanso não só para contemplarmos e nos lembrarmos da maravilhosa criação, mas descanso para nosso espírito conturbado, para nosso corpo e mente cansados e repouso para o nosso coração junto ao coração do Pai.
Não sei se você vai ler este post, nem se vai entender o que quero dizer com essa história toda, contudo estou disposta a responder seus questionamentos sobre este tema...
Talvez este nem seja o melhor momento para fazer isto, estou sobrecarregada e sei que o tempo será limitado, mas tenho meu momento de descanso e garanto que responderei quaisquer questionamentos que vierem a mim e garanto que a Bíblia é meu único guia para isso.