quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Liberdade em Cristo

Nenhuma condenação


A igreja primitiva explodia em crescimento e experimentava tempos de perseguição (At 2; 8:1-3; 12:1) e paz (At 9:31). Encontrava heresias e pecado aberto (Rm 16:17). Paulo experimentou muitas dessas questões em primeira mão. Divisões (1Co 1:10), imoralidade (1Co 5:1, 2) e processos legais entre os crentes (1Co 6:1) foram algumas das questões. Assim, ele escreveu para encorajar a igreja em Roma e para delinear a importância da vida e da fé em Cristo. Porque havia confusão contínua sobre o papel da lei, Paulo procurou esclarecer o papel do Espírito Santo.

A lei nos condena. Pelo fato de ser santa (Rm 7:12), nos mostra que somos culpados de desobedecer a seus preceitos e, portanto, dignos de morte. Após ter escrito para algumas das outras novas igrejas, Paulo então escreveu aos romanos para enfatizar o que a liberdade em Cristo realmente quer dizer.

Portanto, sua principal declaração em Romanos 8:1, 2 é realmente uma boa notícia para aquela jovem igreja. É encorajadora a mensagem de que aqueles que estão “em Cristo”, através da habitação do Espírito Santo neles, são transformados de dentro para fora, tornando-se novos seres, libertos da penalidade do pecado (morte), herdeiros das promessas e filhos de Deus (Rm 8:16, 17).

Hoje, porém, as pessoas acham que a liberdade em Cristo significa que você não tem realmente que mudar seu modo de vida. Você pode fazer o que quiser, pedir perdão, e ainda assim ser salvo. Outros vacilam entre esse conceito e o de terem de ser “suficientemente bons” sozinhos, esperando que “boas obras suficientes” obterão para eles uma entrada no Céu.

Romanos 8 é igualmente uma boa notícia para nós. Paulo explica que Jesus pagou o preço supremo pelo pecado (Rm 8:3). Sua morte (o preço pelo nosso pecado) pode ser imputada a nós se crermos nEle e O aceitarmos. Isso, porém, não é tudo. Se estivermos verdadeiramente ligados a Cristo (Rm 8:12, 13) e trabalharmos para conservar essa ligação, nossa atitude mental será transformada (Rm 8:8-10), nosso caráter será modificado e seremos transformados tanto aqui quanto pela eternidade (Rm 8:11), não mais presos a este corpo de pecado (Rm 8:13)! Isso, de fato, é uma boa notícia para todos, e é verdadeira liberdade!


Extraído da Lição Jovem da Igreja Adventista do 7° Dia
3° Trimestre de 2010 Lição 9 - Quarta feira
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Vamos lá, comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...