segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CONFLITO DE GERAÇÕES


É inacreditável como algumas pessoas acreditam que alguns fatores determinam como será a vida.

Por exemplo:
Alguns acreditam que porque alguém nasceu nos Estados Unidos, este alguém falará inglês, independente de seus pais conhecerem o idioma, e pior ainda, acreditam que os pais não entenderão a criança, porque ela nasceu nos Estados Unidos, então consequentemente falará inglês.

Isso não é mentira, já fui indagada sobre o assunto quando do nascimento do filho de um famoso no exterior: "Oh! Como os pais entenderão o que ele disser!?" Foi a pergunta que me fizeram.

Na época da pergunta eu achava estranho que alguém pensasse assim, mas nada tão grave quanto escutar um colega do curso universitário que tem pensamentos semelhantes.

Hoje escutei o seguinte comentário: "-Léia (essa sou eu, rs), já esta preparando seu bolso? Sua filha é dessa geração consumista, você tem que se preparar." Então, quando eu disse que ela (minha filha) não seria assim, porque quem a educa sou eu e é a educação quem faz a diferença, escutei. "-Vai pensando que é assim!"

Este pensamento surgiu porque em uma das aulas de Marketing Gerencial, quando o professor (@bergamomkt) explicava sobre "ambiente de marketing" e se referiu aos conflitos de gerações, explicou cada uma das gerações, desde dos "Baby Boomers" até a geração  "Z", alguns colegas acabaram por, equivocadamente, entender que qualquer pessoa que nascesse nos períodos de determinadas gerações seriam obrigatoriamente como a descrição apresentada.

O que as pessoas esquecem é que por mais que o ambiente tenha  influencia sobre o comportamento das pessoas, a criação faz grande diferença. Deus já nos instrui em provérbios 22.6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Esse verso não se refere apenas a criação na igreja, se refere a vida.

Eu por exemplo não me enquadro em toda a definição da minha geração (Y). Não me tornei rebelde sem causa e apesar de ter visto a separação de meus pais isso não me afetou negativamente ao ponto de me tornar alguém que não reconhece valores. Mas o não enquadramento em fatores negativos da geração Y somente se dá em virtude da criação que recebi.

As pessoas precisam entender que por mais que exista uma regra, sempre haverá exeções e em muitos casos podemos fazer a diferença para que elas existam.

Um comentário:

  1. Oi querida prima,gostei do seu blog,acabei de chegar do trabalho cansada e o tempo eh tao curto,mas acabei lendo todos os comentarios feitos por vc,muito bem colocados;o da palmada, a crianca que nasce aqui nos Estados Unidos em fim tudo.Fico feliz por vc e meu primo-irmao.Que Deus os abencoe muito e lhes deh sabedoria para educar sua filhinha, beijos no coracao.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...