terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sustentabilidade e Palmada, qual a relação?

Olá,
Escrevi esse post ontem a noite quando cheguei da faculdade, mas minha net deu chilique e não pude postar, então lá vai:
Estudo em uma faculdade confessional, ou melhor, religiosa, que visa instruir mais do que para a vida secular, visa educar para a eternidade. Diariamente as aulas tem início com uma meditação bíblica e oração.
A meditação de hoje teve como foco a "sustentabilidade" do planeta e veio com o título, "salvo engano": PAPEL RECICLADO.
Tenho minhas ressalvas quanto a este assunto e é mais ou menos sobre isso que quero falar hoje.
Sustentabilidade é o assunto da vez, todos querem ser sustentáveis.

- Devemos usar sacolas de pano em detrimento das plásticas, desligar totalmente os equipamentos eletrônicos e não deixá-los em stand by, não usar copos e pratos descartáveis, reutilizar a água da máquina de lavar, e por aí vai tantos outros requisitos para ajudarmos o planeta. (Quero resaltar que não sou contra tais medidas, muito pelo contrário).

Na meditação de hoje foi utilizada a parte do verso de Apocalipse 11:18 que diz que chegará o tempo em que Deus destruíra os que destroem a terra.

Sabe, quando se fala em destruição do planeta parece que as pessoas só pensam nas queimadas, lixo acumulado, aquecimento global... mas para mim esse assunto vai muito além...

Estamos em um momento em que uma deputada (menina, mulher do sexo feminino) - Maria do Rosário - traz um projeto de lei onde passam a ser proibidas palmadas pedagógicas.

Ultimamente tenho lido muitos blogs e sites com comentários sobre o assunto e quero deixar também o meu comentário...

Eu ia postar um trecho da lei, mas ficou muito extenso, então vou postar um trecho de um dos excelentes comentários que encontrei e colocar o link do blog para que possam ler tudo e chegar as suas conclusões.

O Artur diz o seguinte no seu blog “pensar não dói”:

“Se uma criança se jogar no chão do supermercado exigindo um brinquedo ou um pacote de bolachas, se ela cuspir nos outros ou empurrar o irmãozinho escada abaixo num acesso de raiva, se ela der tapas ou pontapés no pai ou na mãe, coisas que as crianças freqüentemente fazem, então os pais, mães e responsáveis passarão a ter a obrigação de resolver o problema sem tocar na criança, porque qualquer sacudidela, tapinha ou puxadinha de orelha constituem “punição corporal” e portanto se enquadram na Lei da Palmada.
Se uma criança não quiser se acalmar nem ouvir a voz da razão, coisas que as crianças frequentemente fazem, então os pais, mães e responsáveis passarão a não dispor de qualquer alternativa legal para conter de fato as crianças, pois elas aprenderão rapidamente que nenhum comportamento seu, por mais abusivo que seja, jamais será seguido de contenção efetiva ou retaliação.
Sim, algumas crianças atendem a todas as solicitações dos pais, mães ou responsáveis. Sim, algumas crianças são criadas sem palmadas e se tornam adultos bem educados. Isso é exceção.”


Agora eles alegam que a lei já é aplicada em “milhões” de países e um dos citados é o Uruguai (pertinho e nós).

O que eles esquecem de dizer é que o Uruguai tem 3,5 milhões de habitantes e o melhor IDH da América o Sul, ou seja, realidade totalmente contrária a nossa.

Outro detalhe é que em entrevista sobre a lei aprovada em 2007, 90% dos pais uruguaios alegam que já descumpriram a lei e a maioria sequer tem conhecimento de sua existência.

Então é fácil falar... quem tem a caneta na mão, escreve o que quer... fazer valer é que é difícil...

Outro detalhe que pode parecer Caxias de mais, mas é no que acredito, é que Deus nos deixa em suas palavras conselhos sobre como proceder em nossa vida que vem dando certo há milênios. Por que mudar isso?

"Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida." Prov 6.23

"NÃO RETIRES da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá." Prov 23.13

“O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga." Prov. 13:24

"A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele." Prov. 22.15

Então, por conta de leis como as que proíbem as "palmadas" é que "ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado." Prov. 5.23

Amo minha faculdade, amo poder fazer meditações antes da aula, poder fazer pedidos de oração e poder dividir minhas angústias... Sou grata, pois sei que a educação que ela prioriza é a da eternidade e assim faz sua parte para uma sociedade melhor e mais descente, mas para mim o escritor da meditação não foi feliz.

Fala-se de sustentabilidade, fala-se que Deus destruirá os que destoem a terra, mas não acredito que a ênfase deva ser no, se eu como ou não em prato descartáveis, se uso ou não os caros papeis reciclados, mas sim, se educo meu filho de forma que ele respeite, simplesmente respeite... não só pai ou mãe, mas de forma que ele respeite o mundo?

Será que Deus destruirá os que destroem a terra, ou os que ensinam a destruí-la quando não fornecem a educação que deveriam fornecer a seus filhos.

Perguntamos que mundo estamos deixando para nossas crianças (eu até acho que li essa frase em algum lugar), mas eu pergunto: - Que crianças estamos deixando para o mundo.

Um comentário:

  1. Concordo com o que disse, parabéns por expor o assunto de forma tão clara e precisa.

    ResponderExcluir

Vamos lá, comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...