quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

AMAR O PRÓXIMO UMA QUESTÃO DE ATITUDE!

Amar a Deus e não amar o irmão é o mesmo que não amar a Deus. (I João 4.20-21)
Devemos amar o próximo como a nós mesmos .(Marcos 12.31)
Mas as pessoas realmente entendem o que esses versos querem dizer?

Esses versos NÃO falam de salvação, NÃO falam de evangelização, NÃO falam de pregação. Pelo menos não nas linhas. Mas eles FALAM que se eu NÃO amar, se eu NÃO demonstrar amor ou se o meu amor for VAZIO não adiantará falar de salvação.

Eles NÃO querem dizer que devo amar pessoas próximas, ou pessoas distantes, pessoas adoráveis ou detestáveis. Querem dizerem que DEVO AMAR.

Também NÃO querem dizer que não devo me preocupar com os que já aceitaram e receberam a salvação, ao contrário, querem dizer que este é digno mais do que de amor, é digno de cuidado e atenção que é demonstrada nas atitudes de amor.

Querem dizer que assim como Deus não quer que ninguém se perca, eu também não devo querer.
Amar é demonstrar o amor, no mínimo orando pela salvação de todos, seja um amigo intimo ou um criminoso hediondo!

A demonstração de amor naturalmente conduzirá a salvação daquele que ainda não a compreendeu, e a alegria que o amor proporciona na vida das pessoas fará com que aqueles que já aceitaram nunca se afastem, pois não poderão dizer como Mahatma Gandhi: "Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia".

Posso citar algumas formas de amar e demonstrar amor, seguem algumas ideias:

Se meus pais me irritam, me aborrecem, me atormentam, a melhor opção sempre será respeitá-los, pois assim eu demonstro o amor que sinto por eles, apesar de não concordar com todos os seus pontos de vista.

Se alguém necessita de algo e eu posso ajudar, eu devo fazê-lo sabendo que algumas vezes isso implicará em abrir mão de algumas coisas que quero mas que são supérfluas ou podem ficar para depois. 

Se meu coração bate por alguém cujo coração não bate pelo meu coração, ao invés de espezinhar, provocar, atrapalhar a vida do outro, devo ficar feliz ao ver esse alguém amando e sendo amado.

Se meu cônjuge tem filhos(as) que não são meus, devo amar, cuidar e me dedicar a eles(as) visando sua felicidade de forma especial, e consequentemente a felicidade da pessoa que escolhi amar.

Se meu colega de trabalho é irritante, insuportável, intolerável, eu devo tratá-lo bem, e nunca tratá-lo da mesma forma que ele me trata... Devo ser firme, não preciso ser capacho, mas também não preciso destratar ninguém só porque me destrataram.

E se você acha quaisquer das opções acima difícil, eu ainda cito uma última, e peço que possa reavaliar o grau de dificuldade, lá vai:

O extremo (aos olhos humanos) talvez seria dizer que (compreenda a gravidade disso), se alguém violentar minha filha, ainda assim devo desejar seu arrependimento e salvação.

A grande questão é: Amar o próximo é mais do que dizer que ama, é mais do que pregar o amor, é ATITUDE, e muitas vezes essas atitudes serão difíceis, mas onde não há atitudes as palavras ecoam ao vento.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Vamos lá, comente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...